Segundo uma pesquisa do IBGE, em 2023, dos 78,3 milhões de lares brasileiros, 4,5 milhões não possuíam um aparelho de TV, representando 5,7% do total, um aumento em relação aos 5,1% de 2022. Simultaneamente, as assinaturas de TV paga caíram significativamente, de 33,9% dos lares em 2016 para 27,7% em 2022 e 25,2% em 2023, com o custo sendo um dos principais fatores que impulsionam essa queda.
Embora o número de residências com serviços de streaming tenha aumentado, de 31,06 milhões em 2022 para 31,11 milhões em 2024, isso representa uma porcentagem menor das casas que possuem TV em comparação com anos anteriores. A pesquisa também revela que 88% das famílias brasileiras recebem TV digital ou analógica em casa.
Enquanto isso, o governo brasileiro comprometeu mais de R$ 90 milhões (€15 milhões) para acelerar o desenvolvimento da TV 3.0, um novo padrão de TV terrestre que combina tecnologias de transmissão e internet. As principais iniciativas incluem a atualização do atual sistema de TV digital para suportar a TV 3.0, o desenvolvimento de novos aplicativos para emissoras públicas e o estabelecimento de estações de teste para explorar novas funcionalidades e capacidades.
O gigante da mídia brasileira Globo apresentou um protótipo de sua plataforma de TV aberta de próxima geração, que oferecerá resolução 8K, recursos interativos, qualidade superior de imagem e som, comerciais direcionados e integração perfeita com serviços de streaming. Os telespectadores poderão interagir com os programas por meio de enquetes, chats e votações, além de realizar compras diretamente da tela da TV. Eles também terão acesso a conteúdos enriquecidos, incluindo estatísticas esportivas e imagens exclusivas dos bastidores.
A Globo está fazendo parcerias com Samsung, LG, Hisense e Intel para trazer a TV 3.0 à realidade. A emissora planeja lançar um programa piloto no Rio de Janeiro ou em São Paulo em 2025, com um lançamento em todo o país previsto para coincidir com a Copa do Mundo de 2026.