O Índice Brasil 100 (IBrX100), que reflete o desempenho dos 100 ativos mais negociados e representativos do mercado acionário brasileiro, registrou uma queda de 1,56% no último pregão, encerrando o dia com 52.040 pontos.

Oscilação Diária e Histórico Recente

No decorrer do pregão, o índice atingiu uma mínima de 51.978 pontos e uma máxima de 52.901 pontos. No fechamento anterior, o indicador estava em 52.867 pontos, enquanto a abertura do dia se deu em 52.924 pontos.

Nos últimos 30 dias, o IBrX100 acumulou uma desvalorização de 2,68%. No acumulado de 2025, no entanto, o índice ainda apresenta uma alta de 2,1%. Considerando um período de 52 semanas, a variação foi negativa, com uma queda de 4,38%.

Critérios para Composição do Índice

O IBrX100 é formado por uma carteira teórica de ativos, revisada a cada quatro meses. Ele inclui apenas ações e units, sem a presença de BDRs ou de ativos de empresas que estejam em processos de recuperação judicial ou extrajudicial. Também ficam de fora as companhias que operam sob regime especial de administração temporária ou intervenção.

Para que um ativo seja incluído no IBrX100, ele deve estar entre os 100 primeiros no Índice de Negociabilidade durante os três ciclos anteriores da carteira do índice. Além disso, precisa ter uma presença em pregão de pelo menos 95% nesse mesmo período.

Restrições e Critérios de Elegibilidade

Ativos classificados como “Penny Stocks”, ou seja, com cotações abaixo de R$ 1, são automaticamente excluídos da composição do índice. Já os ativos que passaram por Oferta Pública podem ser incluídos, desde que a oferta tenha ocorrido antes do último rebalanceamento e que mantenham uma presença de negociação de, no mínimo, 95% desde o início de sua listagem no mercado.

O IBrX100 segue sendo um dos principais referenciais para investidores que acompanham o mercado acionário brasileiro, refletindo o desempenho das empresas mais líquidas e relevantes do país.