As relações entre a China e o Brasil atingiram um novo patamar de cooperação, marcado por celebrações culturais e importantes investimentos no setor automotivo. Eventos recentes no Rio de Janeiro e em São Paulo destacam a profundidade e a diversidade de uma parceria que completa 51 anos.

Celebração Cultural no Forte de Copacabana

Para comemorar o 51º aniversário das relações diplomáticas sino-brasileiras e o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial, foi realizado um grande evento no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O local foi palco de uma vibrante imersão na cultura chinesa, atraindo um grande público.

Os visitantes puderam assistir a apresentações tradicionais, como a impressionante dança do dragão e a dança do leão, que coloriram o cenário carioca. Além disso, uma exposição temática ofereceu um panorama da rica cultura chinesa, enquanto oficinas permitiram que os presentes experimentassem a arte da caligrafia. O clima festivo foi completado pela presença de um mascote de panda, com o qual muitos casais e famílias aproveitaram para tirar fotos, simbolizando a amizade entre os dois povos.

Parceria Econômica se Fortalece com Nova Fábrica da GWM

Além das festividades culturais, a parceria entre as duas nações se aprofunda no setor industrial. A gigante automobilística chinesa GWM (Great Wall Motor) inaugurou oficialmente sua primeira fábrica no Brasil, um movimento estratégico para fortalecer sua presença no maior mercado automotivo da América do Sul.

Localizada em Iracemápolis, no estado de São Paulo, a cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao lado do CEO Global da GWM, Mu Feng, e do presidente da GWM International, Parker Shi, o presidente finalizou simbolicamente o primeiro veículo “made in Brazil” da marca: um SUV híbrido Haval H6 GT na cor branca. Esta é a primeira fábrica da GWM nas Américas e no Hemisfério Sul.

Detalhes da Operação e Produção Nacional

Instalada em uma antiga planta da Mercedes-Benz, a nova fábrica da GWM ocupa uma área de 1,2 milhão de metros quadrados e tem capacidade para produzir até 50.000 veículos por ano. A operação já emprega 600 trabalhadores, com a expectativa de que esse número aumente para quase 1.000 até o final do ano.

A unidade de Iracemápolis utiliza um sistema de montagem “peça por peça”, mais complexo que o sistema SKD (semi-desmontado) usado por outras montadoras, mas que permite uma maior localização de componentes desde o primeiro ano de operação. Atualmente, 18 fornecedores brasileiros já estão integrados à sua cadeia de suprimentos.

Modelos e Estratégia para o Mercado Brasileiro

O Haval H6, primeiro modelo a sair da linha de produção, já é um sucesso de vendas no Brasil, liderando o ranking de carros híbridos mais vendidos no país nos últimos dois anos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O SUV é oferecido em quatro versões, com um sistema híbrido que pode chegar a 393 cavalos de potência.

Ainda este ano, a GWM planeja lançar outros dois veículos a partir da nova fábrica: a picape média Poer P30 e o SUV de sete lugares Haval H9. Inicialmente, ambos serão montados no sistema CKD (completamente desmontado), com peças importadas, mas com uma previsão de 60% de componentes nacionais desde o primeiro ciclo de produção. A aposta em motores turbo-diesel para esses modelos faz parte da estratégia da GWM para expandir sua atuação no mercado, focando em conforto, segurança e tecnologias inovadoras.

Visão de Futuro e Inovação

Durante a inauguração, a GWM também anunciou a criação de seu primeiro centro de Pesquisa e Desenvolvimento na América do Sul, que ficará ao lado da fábrica. Além disso, a empresa apresentou dois modelos que estão sendo considerados para o mercado brasileiro: a motocicleta touring Souo S2000 GL e um caminhão pesado movido a hidrogênio. Este último tem previsão para iniciar testes no Brasil já no próximo mês, sinalizando um forte compromisso da marca com a inovação e o futuro da mobilidade no país.