Objetivo é aumentar o acesso da população aos secretários, que passarão por uma sabatina feita pelos parlamentares

Apresentar publicamente os secretários municipais ao Legislativo e à população. Esse é o objetivo do Projeto de Lei 078, aprovado pela Câmara na última sessão ordinária, realizada no dia 24. Proposto pelo vereador Zé Cláudio (PSDB), o projeto inicial previa maior ingerência da Câmara na escolha do secretariado, mas a ideia foi rejeitada e reformulada por não ser da competência do Legislativo.

Para o vereador, o motivo da proposta é aumentar o acesso e o conhecimento dos vereadores e da população quanto àqueles que estão à frente de cargos de extrema importância para a cidade. “Atualmente, quando um secretário assume, nem os parlamentares têm acesso a ele. É como se a pessoa estivesse blindada. Isso é inadmissível. Se você tem um canal aberto com o secretário, fica mais fácil saber o que está sendo feito e como está sendo feito. Fica mais fácil fiscalizar”, disse Zé Cláudio.

De acordo com o projeto, cabe ao Executivo encaminhar à Câmara, por meio de oficio, os nomes dos secretários bem como o currículo contendo dados pessoais, formação acadêmica e experiência profissional.

Os secretários escolhidos serão ainda convidados para uma sabatina, na qual deverão comentar o conteúdo de seus currículos e responder aos vereadores sobre a pasta que ocupam. O Projeto de Lei, aprovado por todos os vereadores presentes na sessão, prevê que cada secretário terá direito a dez minutos na tribuna para fazer suas considerações.

Comments

comments