Quase 80% da população contida no subcomitê está em Santa Luzia. Também fazem parte os municípios de Sabará e Taquaraçu de Minas.

No próximo dia 8 de maio, o subcomitê Poderoso Vermelho, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, irá realizar eleição para a gestão 2017-2019. Unidade Territorial Estratégica (UTE), a Poderoso Vermelho é composta pelos municípios de Santa Luzia, Sabará e Taquaraçu de Minas e engloba os rios Ribeirão Vermelho, Ribeirão Poderoso, Ribeirão das Bicas e Córrego Santo Antônio.

Podem se candidatar entidades que atuam na bacia do Poderoso Vermelho, usuários de água, empresas, concessionárias municipais de saneamento básico, produtores rurais, escolas públicas, entidades de pesquisa, ONGs e demais grupos engajados na defesa, proteção e conservação das águas mineiras. Os interessados devem enviar uma carta de indicação, contendo seus dados e os da instituição que representam, para os e-mails elio.domingos@cbhvelhas.org.br ou diogo.carvalho@cbhvelhas.org.br. A eleição vai começar às 9h, no Hotel Floresta Mágica, em Santa Luzia.

O subcomitê Poderoso Vermelho foi instituído há quase dois anos, no dia 13 de maio de 2015, e 79,5% da população que ele atinge fica em Santa Luzia. Os subcomitês são grupos consultivos e propositivos que atuam nas sub-bacias do rio das Velhas. Sua contribuição se faz nas propostas de melhoria da quantidade e qualidade das águas nas sub-bacias hidrográficas locais, contribuindo no planejamento e aprimoramento da gestão das águas da Unidade Territorial Estratégica pertencente. Outra atribuição é revelar conflitos referentes aos recursos hídricos e levar ao conhecimento do CBH Rio das Velhas e dos órgãos e entidades competentes os problemas ambientais constatados.

Além da Poderoso Vermelho, o Rio das Velhas tem outras 22 UTEs. Com 801 km, ele é o maior afluente em extensão da Bacia do São Francisco. Nasce no município de Ouro Preto, dentro do recém criado Parque Municipal das Andorinhas, e deságua no Rio São Francisco no distrito de Barra do Guaicuy, município de Várzea da Palma.

Mais informações sobre o processo eleitoral: (31) 3222-8350.

UTE Poderoso Vermelho

Comments

comments