Sem dar chances para qualquer ensaio oposicionista, o grupo aliado da prefeita Roseli Pimentel (PSB) se manteve coeso e garantiu o comando da Mesa Diretora da Câmara de Santa Luzia no próximo ano. Contando ainda com o apoio de vereadores que até a semana passada eram considerados indecisos, a ala governista da casa conquistou as cinco vagas da Mesa em uma disputa muito menos tensa do que se imaginava. Com 12 votos, o vereador Sandro Coelho (PSB) se elegeu presidente para o biênio 2017/2018. João Binga (PROS) e Nilsinho (PTN) serão, respectivamente, primeiro e segundo vice-presidentes. Emília Alves (PSB) e Dil (PROS) assumem como primeiro e segundo secretários. A eleição ocorreu na noite deste domingo (1ª), quando os vereadores eleitos foram empossados em seus cargos, em cerimônia realizada no Clube Recanto Lago Azul, no bairro Duquesa II.

A única disputa da noite foi pelo cargo de segundo vice-presidente. Presidente dos trabalhos por ser o vereador mais velho da casa, Marcelino (PPS) lançou seu nome, mas contou com apenas três votos. Nilsinho recebeu 11, com dois em branco e um anulado em função da cédula estar rasurada. Na eleição para os demais cargos, o placar foi o mesmo do pleito para a Presidência, 12×5.

"A eleição acabou. Agora é hora de trabalhar para o povo", disse o novo presidente, Sandro Coelho
“A eleição acabou. Agora é hora de trabalhar para o povo”, disse o novo presidente da Câmara, Sandro Coelho

“É um sonho ser eleito presidente da Câmara de Santa Luzia”, disse Sandro Coelho em seu discurso logo após o anúncio do resultado. “Nossa ideia é ter uma Câmara transparente, atuante. O povo de Santa Luzia tem que saber o que acontece ali dentro, não podemos atuar como se fosse uma caixinha. As pessoas estão indignadas, quase 50 mil luzienses não votaram para vereador. A comunidade espera uma política diferente”, disse o novo presidente.

Já em sua primeira fala, Coelho deixou claro a afinidade que o Legislativo deverá ter com o Executivo na cidade, pelo menos no começo do novo mandato. “A eleição acabou. Nós somos a Câmara municipal de Santa Luzia. Temos que trabalhar para o povo. Vamos dar condições para que a prefeita trabalhe, porque a cidade precisa de obras, precisa de desenvolvimento”, discursou.

Articulações, derrota da oposição e #foratemer

Para chegar à Presidência, Sandro Coelho contou coma desistência do colega João Binga, que na última semana havia confirmado sua candidatura à reeleição. “Fizemos uma combinação para que não houvesse racha no grupo que articula com o governo. Por isso, abri mão da disputa em prol do Sandro, que será um grande presidente”, disse Binga, satisfeito com sua permanência na Mesa Diretora.

Segundo o vereador, a decisão foi tomada em uma série de reuniões ocorridas nos últimos dias. Binga, contudo, garantiu que Roseli Pimentel não tomou partido nas tratativas. “Quando caminhamos para que um de nós dois fosse o presidente, a prefeita não se manifestou. Em nenhum momento ela interferiu na escolha”, assegurou.

A despeito de qualquer tipo de interferência, o resultado sacramenta a força da prefeita Roseli Pimentel na Câmara e comprova a falta de articulação de um bloco oposicionista no Legislativo luziense. Até o início da última semana, ainda havia a possibilidade de uma candidatura com viés mais independente, o que acabou não acontecendo. O vereador Vágner Guiné (PMDB), cotado para o enfrentamento, acabou não apresentando seu nome na disputa.

Suzane quebrou o protocolo e se manifestou contra o presidente da República Foto: Marcelo Barbosa
Suzane quebrou o protocolo e se manifestou contra o presidente da República
Foto: Marcelo Barbosa

O ponto mais alto da oposição durante a cerimônia partiu da vereadora Suzane Almada (PT). Durante o juramento, ela ergueu uma plaqueta dizendo “Fora Temer”. Em sua página no Facebook, ela declarou: “#foratemer na solenidade de posse dos vereadores eleitos e eleitas de Santa Luzia. Isso para reafirmar nosso compromisso com os mais pobres e na defesa do direito à uma cidade e um país que eduque, proteja e cuide dos seus”.

_mg_2830

_mg_3220_mg_2881_mg_2910_mg_2952_mg_2961_mg_3006

 

Comments

comments