Em sua página oficial, a Agência Minas, órgão oficial de comunicação do Governo do Estado, destacou o trabalho da Casa de Cultura Lode Apara, localizada em Santa Luzia, destinada a preservar e disseminar a cultura Bantu, oriunda dos países da região central da África, como Angola, Camarões, Congo e Moçambique.

Segundo a nota, a Casa de Cultura Lode Apara foi fundada em Nova Era (MG) em 1980 e, posteriormente, transferida para Santa Luzia. Ao todo, o espaço realiza 15 eventos anualmente, todos com entrada gratuita e abertos ao público. A primeira cerimônia está marcada para este sábado, dia 21, e irá homenagear as divindades da caça e da pesca. Nas festividades, os participantes, trajados com vestuário típico da África, misturam cantos, danças e músicas religiosas.

Veja o calendário completo da Casa de Cultura Lode Apara para 2017:

Programação

21/01 – Kizomba Ria Matakalambo e Louvação aos Caboclos: Festividade dedicada as divindades da caça e pesca.

23/02 – Limpeza Espiritual Coletiva: Atividade de limpeza espiritual coletiva para filhos da casa e público externo em geral.

22/04 – Kizomba ria Nkosi: Festividade do Patrono da casa, divindade que representa o espírito de vitória presente nos seres humanos.

20/05 – Kizomba ria Ukulukulu (Festa dos Pretos Velhos): Festividade decicada a louvação dos negros que foram trazidos da África para o Brasil e foram essenciais para a preservação do culto.

03/06 – Makuria ria Njila: Banquete oferecido a Mpambu Njila (Senhor dos caminhos), sendo a única vez no ano em que é convidado a comer dentro do Sambile (barracão).

06/06 – Equilíbrio Financeiro: Dia ideal para trabalho de equilíbrio financeiro, seja para pessoa física ou pessoa jurídica. Para esse atendimento é necessário agendamento prévio, pois o atendimento é feito de forma individualizada.

10/06 – Kizomba ria Njila: Festividade que acontece após o banquete oferecido a Mpambu Njila, com o louvor ao Senhor dos caminhos.

24/06 – Ngonga Luango: Festividade para louvar a divindade responsável por trazer o fogo a Terra, com uma grande fogueira com comidas oferecidas a Luango.

13/08 – Kukuana ria Nsumbo: Festividade da divisão das comidas de Nsumbo, divindade responsável pela cura das doenças térmicas/febris, onde também são louvadas todas as divindades da família de Nzumbarianda, juntamente do festejo de Kitempo, a divindade rei do candomblé de Angola.

24/09 – Kizomba ria Nzazi ia Nvunji: Festividade para louvar as divindades da ordem e da justiça.

14/10 – Kizomba ria Ndandalunda: Festividade para louvar a matriarca da Casa, divindade que representa as mães ancestrais, responsável pela força do ventre materno, reconhecida como a sereia do rio dos povos Lundas.

02/12 – Kizomba ria Mama: Festividade para louvar as divindades femininas, todas as matriarcas das nações Angola e Kongo.

09/12 – Kituminu ua Lemba: Festividade para louvar o Pai da procriação, momento único para renovação de energias e agradecimento de paz, considerado o Senhor dono do pano branco.

Serviço:

Casa de Cultura Lode Apara

Local: Rua H, 58 – Duquesa I, Santa Luzia – MG.

Observação: as festividades acontecem sempre às 19h30

Contato: (31) 3641-6563

Email: lodeapara@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/lodeapara

Comments

comments