Acolher mulheres e seus filhos, geralmente desconsiderados pela sociedade em espaços públicos e carentes de ações de prevenção e enfrentamento. Esse é o objetivo do evento Mulheres em Foco, que será realizado neste final de semana em Santa Luzia na Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Nova Conquista, a partir das 14h.

O evento ganhou força a partir de atividades construídas junto às mulheres do município desde fevereiro de 2017. A iniciativa é coletiva e tem o apoio dos institutos TUCUM, KOLPING, Pastorais da Juventude, Subsecretaria de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais, Programa Mediação de Conflitos e Fica Vivo!.

O encontro pretende repensar a realidade do município em relação a políticas públicas, principalmente para a preservação dos direitos das mulheres que sofrem violências cotidianas. Na descrição do evento, os coordenadores ressaltam essa realidade de vulnerabilidade feminina.

“Os últimos números das violências contra a mulher na nossa comunidade revelam dados muito importantes e que necessitam serem discutidos. Além do aumento do número destas violências, nos deparamos com a realidade do município, que não possui políticas públicas de prevenção, enfrentamento e acolhimento específicas”, relataram.

Ônibus Lilás

19866658_303780976750374_130005580_n

Além do evento, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres irá deslocar para a Praça da Savassi, no Palmital, o Ônibus Lilás. Criado em 2015, o veículo percorre cidades e regiões de Minas levando informação para as pessoas sobre as formas de prevenção e proteção às mulheres/crianças contra a violência. Os serviços incluem prevenção, assistência, e colaboram para a apuração, investigação e enquadramento legal, além de oferecer ações educativas, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, fortalecendo a rede de enfretamento à violência no interior do Estado.

 

Serviço:

Quando: sábado, dia 8 de Julho, a partir das 14h
Onde: Paróquia Santíssima Trindade. Av. Iolanda Teixeira da Costa, nº 1606. Bairro: Nova Conquista
Programação:

 

14h – Cadastramento

 14h10 – Apresentação Cultural e Abertura

14h30 – Cenário das Violências Contra a Mulher em MG – Palestra com a Subsecretária de Políticas para as Mulheres, Larissa Amorim Borges

15h – Apresentação de Teatro (com tema de violência contra a mulher)

16h – Roda de Conversa

16h30 – Encaminhamentos

17h – Confraternização (Lanche, Apresentações Culturais, etc)

Comments

comments